Ad Code


 

Whats-App-Image-2024-05-07-at-17-37-21

Siqueira Campos lidera ranking de cidades sustentáveis do Paraná



 




Agência Criativa

David Batista

O município de Siqueira Campos lidera o ranking no Paraná de cidades sustentáveis e se coloca na 88ª posição entre os 5.570 brasileiros, segundo o (IDSC - BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que divulgou a classificação de 2023.  Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram criados em 2015 durante uma reunião de chefes de estado, de governo e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), que ficou conhecida como a Cúpula da criação do Desenvolvimento Sustentável e lançaram ainda a Agenda 2030 que inclui os 17 objetivos para a transformação do mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é buscar erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todas as pessoas. Para atingir cada uma das 169 metas comtempladas por esses objetivos, é preciso uma ação coordenada entre governos, empresas, academia e sociedade civil e, é neste cenário que o município de Siqueira Campos, se coloca na primeira posição entre os 399 municípios paranaenses, segundo o (IDSC - BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades.

O IDSC-BR permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS. É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem a mais avançada agenda global de Desenvolvimento Sustentável. Graças ao Índice o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços no setor.

O IDSC-BR apresenta uma avaliação abrangente da distância para se atingir as metas dos ODS nos 5.570 municípios brasileiros, usando os dados mais atualizados disponíveis em fontes públicas e oficiais do Brasil. Ao todo, o índice é composto por 100 indicadores, referentes às várias áreas de atuação da administração pública.

 

A pontuação do IDSC é atribuída no intervalo entre 0 e 100 e pode ser interpretada como a porcentagem do desempenho ótimo. A diferença entre a pontuação obtida e 100 é, portanto, à distância em pontos percentuais que uma cidade precisa superar para atingir o desempenho ótimo. O mesmo conjunto de indicadores foi aplicado a todos os municípios para gerar pontuações e classificações comparáveis. Diferenças entre a posição de cidades na classificação final podem ocorrer por causa de pequenas distâncias na pontuação do IDSC.

 

Além da pontuação e da classificação de cada cidade, o índice também apresenta os Painéis ODS, que fornecem uma representação visual do desempenho – O nível de desenvolvimento – dos municípios nos 17 ODS. O sistema de classificação por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) indica, portanto, em que medida um município está longe de atingir o objetivo. Quanto mais próximo do vermelho, mais distante de alcançar o ODS, e, é nesta classificação que Siqueira Campos, está na cor verde, sinalizando o desempenho ótimo.

 

O prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, falou da satisfação de ver o município ser o 1º colocado no ranking dos municípios mais sustentáveis do Paraná, “nossa administração trabalha focada em metas previamente traçadas e atenta ao nosso o plano de governo, porém não é só isso uma administração, deve estar comprometida com todos os segmentos da sociedade desencadeando ações que visam gerar o desenvolvimento do município e ainda, é claro, pensar no bem estar das futuras gerações, cuidando e protegendo o ambiente em que vivemos. Estarmos encabeçando a lista de município mais sustentável do Paraná é uma grande satisfação para nossa equipe, bem como para a comunidade siqueirense. Temos ainda muito a fazer para que nenhuma pessoa seja deixada para trás, ou nenhum setor seja esquecido, para que em um todo, possamos seguir em frente, fazendo da nossa Siqueira Campos, um lugar melhor para se viver hoje,

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement