Agência
Criativa
David
Batista
O prefeito de Siqueira
Campos e Presidente da AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro)
Luiz Henrique Germano, participou no último dia 07, de uma reunião que discutiu
a recente suspensão do serviço no ramal ferroviário entre Ourinhos e Londrina. Também participaram da reunião os
prefeitos Marcelo Belinati (Londrina), Marcelo Bolinha (Santa Mariana), Neto
Haggi (Cambará), Ione Abib (Andirá), Jaelson Matta (Bandeirantes) e Sérgio
Onofre (Arapongas), além do secretário Dirceu Funari, representando o prefeito
de Cornélio Procópio, Amin Hannouche.
O encontro aconteceu em Curitiba, reunindo
também demais prefeitos da região Norte do Paraná e o deputado Tiago Amaral
(PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia
Legislativa do Paraná e o secretário Sandro Alex. A reunião foi marcada para
ouvir os representantes da Concessionária Rumo, depois que notícias deram conta
de que a medida tomada pela empresa seria prejudicial ao Norte do Paraná.
Ourinhos
perdeu competitividade para o Norte do Paraná
O
vice-presidente de operações da Rumo, Daniel Rockenbach, disse que houve uma
migração natural de competitividade para o Norte do Paraná, tendência
verificada já há 5 anos, o que é melhor para o estado.
Eudis
Furtado Filho, vice-presidente comercial da Rumo, explicou que Ourinhos
não tem mais competitividade já que a distância e o custo do transporte por
rodovia são menores. Com isso, os clientes da Rumo foram reduzindo ano a ano os
contratos na cidade paulista, até que não fecharam contratos para 2024.
Um
levantamento apresentado pela concessionária mostrou que apenas 25 vagões eram
carregados em Ourinhos por dia, enquanto em Londrina são 450, passando de 1000
quando se considera a região Norte toda.
Volume de
cargas aumenta em Londrina
Com a suspensão, as cargas que iriam de
Ourinhos a Londrina via trem agora vão por caminhão e seguem a Paranaguá por
trem: “O que antes embarcaria de trem em Ourinhos agora passa a se concentrar
totalmente em Londrina. Isso vai desencadear um aumento no volume de cargas na
nossa cidade e até mesmo dar mais viabilidade
logística a todo o Norte do Paraná”, pontua o deputado estadual Tiago Amaral.
Um
exemplo mencionado pela Rumo são os contratos com distribuidoras de
combustíveis, que foram transferidos de Ourinhos para o hub de Londrina. “Está
mais barato centralizar em Londrina do que levar para Ourinhos. Só que a
notícia foi vendida como se o Paraná tivesse perdido, mas o estado está com
mais carga este ano do que no ano passado. A região Norte agora vai capitalizar
mais ainda, com um custo menor de logística”, declara o secretário Sandro Alex.
O
prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, convidou a Rumo para fazer uma
apresentação sobre o assunto em Londrina, em conjunto com a Secretaria Estadual
de Infraestrutura e Logística. “Tem que corrigir a informação, que colocava a
suspensão do ramal Ourinhos-Londrina como uma coisa ruim, quando na verdade é o
contrário”, entende Belinati.
“O que
aconteceu não foi ruim para o Norte do Paraná e, pelo contrário, será positivo
para que Londrina seja uma referência ainda maior em relação ao transporte ferroviário,
atraindo mais investimentos”, resume o deputado estadual Tiago Amaral.
O
prefeito Sergio Onofre, presidente da AMEPAR, concorda: “A gente está falando
de um movimento econômico que deixa de acontecer numa cidade do Estado de São
Paulo e vem para Londrina. Ou seja, é um impulso e tanto para o desenvolvimento
da nossa região como um todo”.
Participaram
da reunião os prefeitos Marcelo Belinati (Londrina), Marcelo Bolinha (Santa
Mariana), Neto Haggi (Cambará), Ione Abib (Andirá), Jaelson Matta (Bandeirantes)
e Sérgio Onofre (Arapongas), além do secretário Dirceu Funari, representando o
prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche.
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