Movimento é puxado
sobretudo por visitantes do Paraguai e Argentina, com 76% das chegadas. Foz do
Iguaçu mantem-se como principal porta de entrada no Estado. Crescimento impacta
a economia das regiões receptoras, com mais movimento nos setores de
hospedagem, alimentação e no comércio.
Foto: Urbia Cataratas – Parque
Nacional do Iguaçu
No primeiro
semestre de 2025 o Paraná recebeu 627.858 turistas estrangeiros, um aumento de
23,7% frente às 507.560 chegadas do mesmo período de 2024. Foz do Iguaçu
manteve-se como principal porta de entrada do Estado. Os dados foram divulgados
pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), com base em números da Embratur e
da Polícia Federal.
Paraguai (250.791
visitantes) e Argentina (234.613) são os principais emissores de turistas para
o Paraná, somando, juntos, mais de 76% do total. Também tiveram participação
relevante os Estados Unidos (17.953), Chile (13.458) e Reino Unido (9.036).
No Brasil foram
registradas 5.332.111 chegadas internacionais entre os meses de janeiro e
junho, aumento de 48,2% quando comparado com o mesmo período de 2024, quando
registrou a vinda de 3.597.239 turistas estrangeiros.
Para o secretário
estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, o crescimento do turismo internacional
no Paraná é resultado de políticas integradas de promoção, parcerias
estratégicas e do trabalho do governo estadual para mostrar o Estado como
referência no setor. “Temos registrado índices históricos. Só no primeiro
semestre chegamos a mais de 627 mil visitantes estrangeiros, o que representa
impacto direto na geração de empregos e movimentação do comércio regional”,
afirma.
Segundo ele, o
avanço do turismo internacional intensifica a importância de ações voltadas à
infraestrutura, qualificação dos serviços e políticas públicas que garantam o
equilíbrio entre fluxo de visitantes e preservação dos atrativos naturais e
culturais. “Estamos atentos às demandas do setor para garantir a continuidade
deste desenvolvimento”, reforça Paranhos. “Nosso objetivo é garantir que o
turismo seja cada vez mais um vetor do desenvolvimento social e econômico dos
paranaenses, apoiando empresários, fortalecendo rotas e investindo em
qualificação”.
Paranhos lembra que
a Secretaria do Turismo, junto com o Viaje Paraná, tem levado o nome e os
atrativos do Estado para dentro e fora do Brasil. “Fazemos isso participando de
feiras, rodadas de negócios e campanhas internacionais, mostrando que o Paraná
reúne natureza, cultura, infraestrutura e acolhimento para o turista. É assim
que fortalecemos nossa imagem e criamos oportunidades para todos",
complementou.
Segundo Irapuan
Cortes, diretor do Viaje Paraná, a maior procura se deve à oferta diversificada
de destinos paranaenses. Ele diz que a participação do Paraná em feiras
internacionais – como Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT),
que neste ano acontece em setembro, na Argentina, e Feira Internacional de
Turismo do Paraguai (Fitpar), em outubro – somada ao trabalho conjunto com
o trade turístico local e internacional, são fundamentais para apresentar os
destinos e consolidar o Paraná como referência na América do Sul.
“Mais do que
celebrar esse crescimento, nosso desafio é garantir que o turista estrangeiro
tenha uma experiência completa e positiva, conhecendo não só Foz do Iguaçu, mas
também nossa cultura, gastronomia e beleza em diversas regiões”, afirmou
Cortes.
Representantes do
setores que recebem forte impacto da atividade turística reforçam que o
crescimento no número de visitantes internacionais já se reflete na geração de
novas oportunidades em segmentos como hospedagem, alimentação, transporte e
comércio regional, dinamizando a economia das cidades receptoras.
De acordo com o
diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), Luciano
Bartolomeu, o aumento do turismo internacional no Paraná em 2025 tem
gerado impactos muito positivos no setor de alimentação fora do lar.
“Na última
pesquisa, realizada em junho, observamos um crescimento significativo no
movimento de bares e restaurantes, especialmente nas regiões turísticas e nos
polos gastronômicos. Esse cenário reforça a importância de investir na
divulgação do inverno paranaense e em todo o potencial turístico do Estado, que
tem sido muito elogiado por quem nos visita”, afirmou. “A Abrasel tem
incentivado os empresários a se prepararem para esse novo momento, pois o
turismo é um grande vetor de desenvolvimento para o nosso setor e para a
economia do Paraná como um todo”.
Segundo Fabio Aguayo,
presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), o
segmento constata crescimento na presença de turistas internacionais. “Isso
ocorre, principalmente, com visitantes da América do Sul, como do Paraguai,
Argentina, Peru, Chile, Uruguai, devido às parcerias que foram realizadas com
esses países”, afirmou.
“Essa demanda de turistas internacionais, especialmente em Curitiba, Foz
do Iguaçu e no Litoral, nos leva a uma busca maior por capacitação das equipes.
Temos procurado junto ao Estado e à Escola de Turismo cursos voltados a
atendimento e idiomas, para garantir que o turista leve uma imagem positiva dos
nossos colaboradores”, acrescentou.
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