Uma Famtour
organizada pelo Viaje Paraná, em parceria com o Grupo Viajes El Cortes Inglés,
trouxe os profissionmais espanhóis para conhecer atrativos, destinos e
serviços do Estado presencialmente. A programação é fruto de negociações com a
empresa europeia e resulta, também, na divulgação do Paraná em telões e totens
publicitários na Espanha.
Foto: Viaje Paraná
Um grupo de agentes
de viagens da Espanha está conhecendo pontos turísticos, restaurantes e
atrativos paranaenses. A visita foi organizada pelo Viaje Paraná – órgão de
promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR) – em parceria com o Grupo
Viajes El Cortes Inglés, empresa líder de viagens no país ibérico. A programação
teve início nesta quinta-feira (13) e segue até dia 19 deste mês.
O roteiro acontece
por meio da modalidade Famtour, ou seja, uma viagem que busca familiarizar
agentes e pessoas que trabalham com pacotes turísticos. Após a visita
presencial nos atrativos, os profissionais têm mais repertório e informações
para impactar e vender melhor o destino aos clientes.
No primeiro dia, os
seis estrangeiros conheceram atrativos de Curitiba, como o Ópera de Arame,
Parque Tanguá, Bosque Zaninelli e o Museu Oscar Niemeyer. Nesta sexta-feira
(14) o grupo fez o passeio de trem da Serra Verde Express até Morretes. Lá
conheceram atrativos locais e degustaram o famoso barreado. Eles seguem até a
Ilha do Mel, território de Paranaguá, onde pernoitam.
O itinerário completo
conta ainda com outros locais marcantes do turismo do Estado, como o
restaurante Madalosso, em Santa Felicidade; o Parque Estadual Vila Velha e o
Parque de Natureza Buraco do Padre, ambos em Ponta Grossa (Campos Gerais); além
do Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, o recém-inaugurado
Aquafoz e demais atrativos de Foz do Iguaçu, no Oeste.
PARCERIAS
INTERNACIONAIS – A escolha do itinerário não é por acaso. Esse mesmo roteiro pelo
Paraná está sendo amplamente divulgado na Espanha, por meio de um telão na Gran
Vía de Madrid e de totens publicitários em lojas, agências e nos aeroportos de
Barajas (Madrid) e El Prat (Barcelona). A ação é fruto de negociações entre o
Viaje Paraná com o Grupo Viajes El Corte Inglés.
“O trabalho de
promoção do Viaje Paraná é fundamental para consolidar o Estado como esse
grande polo do turismo brasileiro. É um incentivo para que os municípios, IGRs
e empresários busquem qualificar profissionais, investir em estruturas e
preparar todo o Paraná para essa crescente de viajantes estrangeiros que chegam
aos nossos Territórios Turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário
estadual do Turismo.
As reuniões entre
paranaenses e espanhóis começaram em janeiro deste ano, a partir da Feira
Internacional de Turismo de Madri (Fitur). Os encontros resultaram no pacote de
viagem de nove dias que está sendo divulgado nos telões e diversos espaços
públicos e privados, e também na Famtour que os agentes de viagens europeus
fazem agora no Estado.
“É fundamental
vender aquilo que se conhece. Por isso, vieram esses profissionais, para
conhecer melhor o que estão repassando aos clientes espanhóis. O contato
presencial com nossos atrativos faz a diferença na hora de montar um pacote
turístico para o Estado”, enfatizou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje
Paraná.
EUROPA É O FOCO – Apenas neste ano, entre
janeiro e setembro, o Paraná já recebeu mais de 888 mil turistas estrangeiros,
sendo o quarto principal portão de entrada de viajantes internacionais no
Brasil durante o período. A Europa representa cerca de 10% do total das
chegadas ao Estado, onde Reino Unido, Alemanha e Espanha são os maiores
emissores.
“São quase 86 mil
chegadas de turistas europeus no Paraná neste ano. É o segundo continente que
mais envia viajantes ao Estado, atrás apenas da América do Sul. É um mercado em
ascensão que, certamente, estamos conseguindo impactar com essas e outras
frentes de atuação”, completou Cortes.
Pensando em atingir
cada vez mais o trade e público do continente, o Viaje Paraná marca presença no
MICE Embratur, programação voltada ao Turismo de Negócios e Eventos, que
acontece em Barcelona, na Espanha, entre os dias 18 e 20 deste mês.
Além isso, o órgão de promoção já confirmou sua participação da próxima
Fitur em Madrid, no começo de 2026. Na feira, o Estado terá estande para
promover potenciais turísticos, materiais de divulgação traduzidos e 15
coexpositores do setor, selecionados por meio de manifestação de interesse.




0 Comentários