Anúncio

PAP-0009-25-70-ANOS-WEB-BANNER-768x90
Whats-App-Image-2024-05-07-at-17-37-21

Varíola do Macaco: Siqueira Campos registra o primeiro caso nesta quarta feira

Foto ilustrativa
 


Agência Criativa

David Batista

O município de Siqueira Campos, Norte Pioneiro do Paraná, registrou o primeiro caso de Varíola do Macaco nesta quarta feira 23, de acordo com o Boletim emitido pela SESA (Secretaria Estadual de Saúde). Segundo ainda o Boletim, apesar de confirmado o caso não seria de grande gravidade. Com este caso o Norte Pioneiro contabiliza o terceiro paciente infectado pela Monkeypox, sendo um em Santo Antônio da Platina e outro em Tomazina.  Outros 13 casos que estavam sendo investigados foram descartados.

Inicialmente, a transmissão na África ocorria por meio do contato das lesões ou secreções humanas com o animal infectado. Atualmente, a transmissão ocorre de forma diferente, principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. Gestantes também podem transmitir a doença para o bebê através da placenta.

 Quais são os sintomas?

 O período de incubação do vírus se dá por volta de 7 a 21 dias. Após esse período, o paciente apresenta febre alta, mialgia, fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas e aumento dos glânglios linfáticos (uma caraterística da monkeypox que vai diferenciar de outras doenças, a exemplo da catapora). Uns dois ou três dias após o quadro febril, inicia o aparecimento das erupções (bolhas) na pele.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement