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Salto do Itararé: Funcionários públicos querem saber onde está o dinheiro do PIS


  Funcionários públicos indignados sem poder sacar o PIS recorreram a imprensa regional

Agência Criativa

David Batista

Dezenas de funcionários públicos entraram em contato com a redação, indignados, informando que a prefeitura municipal do Salto do Itararé, não está fazendo o deposito do PIS do funcionalismo á pelo menos 2anos (Fundo contábil instituído em 1975 mediante a unificação do fundo do Programa de Integração Social (PIS) com o fundo do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Segundo informaram, além dos direitos habituais dos funcionários não estar nas contas, ainda há o prejuízo dos abonos que também estão impossibilitados de receber.

Segundo eles “A indignação maior é com a falta de informações por parte do funcionário da prefeitura, que não responde aos apelos de informações pelo WhatsApp, “achamos que a funcionária mudou de número”, lamentam. A redação fez contato com o número fornecido pelos funcionários, e também não obtivemos resposta, porém, na continuidade um advogado, se intitulando defensor da funcionária Priscila, que seria a responsável por fazer os depósitos, entrou em contato. Na conversa o defensor jurídico, fez algumas ponderações a respeito do assunto, que não satisfez a redação e limitou-se a pedir preservação da imagem da sua cliente.

A reportagem então fez contato com o prefeito Paulo Sérgio Fragoso, “Paulinho Carijó”, que já havia passado anteriormente o contato de Priscila, então, um novo contato foi passado, do advogado Leonardo Marçal Ribeiro, que se prontificou a prestar os esclarecimentos.

Segundo o advogado, não houve atraso nos pagamentos, tão pouco ausência de pagamentos dos benefícios, a falha foi no momento do envio dos documentos ao sistema RAIS. “Ao enviarmos os documentos via GDRAIS para o E-SOCIAL, o sistema não identificou nenhuma falha no procedimento, porém, algum tempo depois foi identificado que os arquivos não foram reconhecidos pelo sistema. Ao buscar reenviar os documentos juntamente com o comprovante do envio da primeira remessa, o HD externo onde os arquivos estavam armazenados acabou queimando, fato que impossibilitou qualquer tipo de acesso aos arquivos. Em razão dessa falha do reconhecimento do envio, somada a infeliz coincidência do HD externo ter queimado, onde todos os documentos estavam, houve esse atraso. As guias estão devidamente pagas, os trabalhadores não serão prejudicados, apenas está ocorrendo um atraso no recebimento, fato este que será restabelecido em breve” informou.

A reportagem entendeu a insatisfação dos funcionários, que não conseguem informações a respeito do depósito do PIS, por parte da prefeitura, afinal a redação buscou essas informações durante, pelo menos 10 dias. O prefeito Paulinho Carijó, investe verba pública em vídeos, numa clara e evidente promoção pessoal, e a pergunta que fica é, (porque o prefeito não usou um pouco da verba gasta, produzindo um vídeo explicando para o funcionalismo, a real situação de onde está o dinheiro do PIS).

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